marimbondos

Os Marimbondos

marimbondo

As vespas são também conhecidas como marimbondos ou cabas.
Algumas famílias de vespídeos como Synoeca cyanea (marimbondo-tatu) e de pompilídeos como Pepsis fabricius (marimbondo cavalo) são encontrados em todo o território nacional.

Tidos como inimigos devido a suas ferroadas doloridas e combatidos com fogo e inseticidas, os marimbondos tambem têm o seu lado bom. São predadores de vários insetos nocivos como cupins, aranhas, formigas, lagartas, gafanhotos e mosquitos, entre eles o Aedes egypti, transmissor da dengue.
Então, é bastante útil preservá-los, mas quando a população desse bichos aumenta muito é necessário fazer o controle para que não se torne perigosa a convivência .

Ao contrário das abelhas, não deixam o ferrão no lugar da picada. Os efeitos locais e sistêmicos do veneno são semelhantes aos das abelhas, porém menos intensos, e podem necessitar esquemas terapêuticos idênticos.

O quê fazer depois de uma picada?

Sempre que possível leve com você o inseto que lhe causou a reação ou tente identificá-lo, é muito importante que o médico saiba o tipo do inseto que você pode ser alérgico.

As vespas e marimbondos picam mais de uma vez. Tenha cuidado em não apertar o corpo da abelha quando retirar o inseto, pois pode ocorrer a injeção de mais veneno.

Mesmo se você não tiver reações alérgicas às picadas de inseto, isso pode causar grande desconforto. Para aliviar a dor você pode:

• Elevar a parte do corpo que foi picada e colocar gelo ou fazer uma compressa fria para diminuir o edema (inchaço).

• Não furar qualquer bolha que possa surgir. Limpe as bolhas com água e sabão para evitar infecções.

• Creme de corticosteróide tópico e anti-histamínico oral podem ajudar a controlar a inflamação e a coceira.

• Se você estiver com muita coceira (mesmo sem reação alérgica) procure um médico para que ele receite a medicação correta para reduzir o inchaço.

• Se o inchaço aumentar, procure cuidados médicos imediatamente.

• Prevenir é o melhor remédio. Diminua o risco de picadas de insetos usando sapatos fechados, meias, luvas e repelentes quando estiver em locais sujeitos a maior exposição.

• Se você é alérgico a picadas de insetos, seu médico pode recomendar que você adote medidas preventivas para evitar o contato e que tenha sempre a mão medicamentos para tratamento imediato de reações anafiláticas.

Quais os sintomas e sinais de Alerta da Anafilaxia (ocorrem poucos minutos após a picada) ?

Urticária, coceira no corpo e inchaço em várias partes do corpo, além do lugar da picada. Aperto no peito e dificuldade em respirar. Voz rouca ou língua inchada e sensação de garganta fechada. Tontura ou sensação de desmaio. Perda da consciência ou colapso.

Caso apresente 1 ou mais sinais de alerta de Anafilaxia procure um Atendimento Médico de Emergência imediatamente!

AVISO IMPORTANTE

  • Lugar: retirada do ferrão + gelo + creme anti-histaminico.
    Adrenalina sub-cutanea - primeira opção - age mais rapidamente.
    Corticoide EV-ação mais lenta-algumas horas.
    Anti-histaminico IM ou Via oral.
    Prevenir novas picadas.

Atenção

  • Obs: A mais grave reação a picada de insetos é anafilaxia. Essa é uma reação que necessita atendimento médico de emergência e, eventualmente, pode levar à morte do paciente se o tratamento for retardado.

Há algumas maneiras recomendadas para exterminar um enxame:

Marimbondos

flickr_David A. Pinto

Utilizam-se iscas associadas a inseticidas de ação lenta. Os marimbondos são atraídos por carne, peixes, sucos de frutas e xarope de gengibre.

exterminar um enxame:

Outro método é borrifar o ninho com um inseticida doméstico dissolvido em óleo vegetal.
Neste caso, tomam-se algumas precauções.
- Faça o trabalho à noite, quando as vespas estão recolhidas ao casulo.
- Fique em silêncio e não use perfumes ou produtos com cheiro forte pois podem irritar os bichos.
- Aproxime-se do vespeiro com roupa grossa ou vestimenta de apicultor e óculos para proteger os olhos, pois algumas vespas espirram veneno de longe.

Os marimbondos possuem um hormônio chamado feromônio, que funciona como atrativo entre indivíduos da mesma espécie. Essa substância é secretada pelos insetos no momento da construção dos ninhos. E isso faz com que eles voltem sempre para os mesmos lugares, inclusive depois que o casulo foi destruído.

Uma sugestão é usar um produto com cheiro forte e ação repelente, por exemplo, o óleo de citronela ou de eucalipto, para mascarar o feromônio, dificultando assim a instalação desses indivíduos no lugar.
Repita a aplicação a cada três meses.
fonte: globorural

Veja tambÉm

  • Formigas
  • Cupins
  • Morcegos
  • Video: Biologia das Pragas

Leia tudo de:
Comentários